scatlife.com

Arte e Cultura

Arte e Cultura

Esse é um efervescente e criativo segmento, impulsionado por projetos como o Arte Por Toda Parte, da Secretaria de Cultura, que viabiliza muitas realizações em Brasília por intermédio de parcerias e associações. Abrange as áreas de música, teatro, dança, literatura, artes plásticas e cinema.

Uma dessas parcerias gerou o Ateliê Aberto, que garante a visitação dos ateliês de trabalho de 68 artistas locais, sempre no primeiro sábado de cada mês. Também as festas populares fazem parte do calendário de eventos de Brasília, com destaque para a encenação da Paixão de Cristo, no Morro da Capelinha, na cidade de Planaltina, que mobiliza comunidades e gente de toda a região do DF e do Entorno. A Festa do Morango, promovida no mês de agosto em Brazlândia, é outro evento importante. Tem ainda a tradicional Festa dos Estados, que voltou a ser realizada em 2004; a Micarecandanga, o famoso carnaval fora de época; e o Bumba-meu-Boi de Mestre Teodoro, em Sobradinho. Um projeto interessante é o que leva música clássica executada pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional a cidades vizinhas. A Feira do Livro de Brasília é promovida todos os anos e traz gente de vários Estados para o evento.

A atividade cultural tem sido um grande instrumento para o turismo, na medida em que pode trazer novos visitantes para a cidade. Prova disso são os festivais de inverno e verão realizados na Escola de Música, que também oferece cursos e atividades para brasileiros e estrangeiros, e o já tradicional Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

A cidade conta com boas salas de espetáculos e os mais diversos palcos, além de a população mostrar grande receptividade para shows artísticos e musicais, festivais e peças teatrais. O Brasília Music Festival é um deles: gente do País inteiro vem assistir às apresentações.

O Clube do Choro é, todavia, uma manifestação cultural que tem a cara de Brasília, orgulho de sua população, pela qualidade dos artistas e originalidade da proposta, revitalizada a cada apresentação semanal. Mobiliza platéia cativa e é um excelente programa para quem se hospeda na cidade. Fica no Setor Cultural, próximo ao Planetário, no Eixo Monumental.

Escolha uma atração
    Não há atrações cadastradas para essa categoria
Escolha uma categoria