scatlife.com

Turismo Jurídico

Turismo Jurídico

Em Brasília se encontram reunidos os três Poderes da Nação: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Nela estão sediados todos os tribunais superiores e o centro dos poderes executivo e legislativo federais. Portanto, além de ser propícia ao turismo cívico, a cidade é ideal para o turismo jurídico, interessante para estudantes, pesquisadores e profissionais, sobretudo, da área de direito. São os seguintes os roteiros sugeridos pela secretaria de turismo do DF:

ROTA DOS TRÊS PODERES

Propicia ao turista visitar os atrativos que atuam na promoção dos Três Poderes Constituídos da República, ressaltando a sua importância, assim como a origem, a missão, o funcionamento, a competência e a composição de cada Órgão a eles pertencente.

Os Três Poderes constituídos pelo Executivo, o Legislativo e o Judiciário, foram criados pela Constituição como os Poderes da União. São independentes e harmônicos entre si, não havendo um poder que se sobressaia sobre os outros no tocante a responsabilidades ou direitos. Como atrativos nessa rota podemos visitar o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

ROTA DA CIDADANIA

Proporciona ao visitante conhecer os órgãos que promovem a defesa dos direitos do cidadão e  vivenciar a trajetória das conquistas da Sociedade. Podemos iniciar pelo Congresso Nacional, logo após seguir para o Ministério Público Federal/Procuradoria Geral da República, Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Federal e finalizar com o Tribunal de Contas da União.

ROTA DO EXECUTIVO

Percorre os órgãos que garantem e promovem as políticas de justiça social e as relações do Brasil com outros países. Como atrativos nessa rota, siga para a Advocacia Geral da União, Ministério da Justiça (Palácio da Justiça), Ministério das Relações Exteriores (Palácio Itamaraty) e Palácio do Planalto.

 

ROTA DOS TRIBUNAIS

Os órgãos que compõem essa rota fazem parte da estrutura do Poder Judiciário e Legislativo. O visitante irá conhecer os tribunais que zelam pelo cumprimento da Constituição Federal e o Tribunal que fiscaliza as contas públicas da União, dos Estados e Territórios, como o Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça,Superior Tribunal Militar, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Regional Federal, Tribunal Superior do Trabalho e Tribunal de Contas da União.

ROTA GUARDIÃO DO CIDADÃO E DA SOCIEDADE

Propicia ao visitante conhecer as Instituições que cuidam da gestão pública em benefício do Cidadão e da Sociedade, aplicam as leis e promovem o exercício da Democracia. Os atrativos dessa rota são o Ministério Público Federal / Procuradoria Geral da República e Tribunal de Contas da União.

Escolha uma atração
    Não há atrações cadastradas para essa categoria
Escolha uma categoria