top of page

Turismo
Fora dos Eixos

As marcas desenvolvidas fazem parte do Programa Turismo Fora dos Eixos – Conectando Pessoas e Lugares.

Uma iniciativa do Sebrae-DF, em parceria com o Instituto BRB, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento sociocultural das Regiões Administrativas do Distrito Federal a partir do turismo de base comunitária, tendo como premissa a valorização dos territórios, de sua diversidade cultural e dos seus espaços de resistência.


Essa é a nossa contribuição para um turismo mais criativo, inclusivo e diverso.

Ceilândia

Quem passa por aqui se surpreende com o meu gingado. Eu jogo
capoeira, extravaso no samba, esbanjo aquele forrozinho bem dançado, ouso nas manobras do hip-hop, mando a real no rap, sensualizo no funk, bato o pezinho nervoso no rock, me divirto no São João e dou um show no frevo! Eu também sou poeta e não dispenso uma boa batalha de rimas em meus cenários de grandes muros grafitados e ornados com figuras de Cordel.


Sim, eu sou um caldeirão cultural temperado na brasilidade! Na minha quebrada, as tradições nordestinas se misturam com o que é contemporâneo. Acho que, por tudo isso, comentam por aí que sou bem popular e ousada. Experimente a minha gastronomia para sentir no paladar o que estou falando.


Meu povo é a cara da resistência: essa é a minha identidade.

Na minha história, as pessoas se juntaram e formaram uma verdadeira comunidade, sempre expressando otimismo e orgulho do meu território. Aqui, a gente acolhe de braços abertos quem chega para somar. Nas próximas páginas, vou contar mais a respeito de nós, mas já deixo o convite: Brota aqui na CEI!

Planaltina

Salve! Me chamo Planaltina! Reconhecida como patrimônio histórico, natural e cultural que carrego e abrigo. Sou a guardiã das memórias mais antigas da região em que o Distrito Federal fincou suas raízes. Assisti à construção de Brasília do alto dos meus morros e, antes mesmo de ela existir, eu já estava aqui, com minha gente e minhas tradições. A arquitetura colonial do meu centro histórico é memória viva, encantadora! Meus eventos religiosos repletos de tradição e diversidade, exaltam a riqueza da minha identidade eclética e espiritualizada.


Eu também sou palco de novas expressões culturais e de olhares criativos que moldam o meu presente e me lançam ao futuro. Sou diferentes "tempos", entrelaçados e conectados! Sou terra de artesãos que transformam o barro, as flores e o cerrado em arte. Aqui, a diversidade inspira otimismo em quem vive e visita.


Tenho muitas e boas histórias para compartilhar com você!

Sente-se ao meu lado e venha se emocionar.

Samambaia.jpg

Samambaia

Uma cidade que vibra diversão! Dizem que encanto a todos com as minhas inovações culturais e gastronômicas. De fato, acho que sou um tanto criativa e ousada!

Aqui, a vida é cheia de movimento, embalada pelo samba e pela alegria contagiante das quadrilhas juninas que me trazem uma forte identidade brasileira. Mas meu coração é grande e pulsa forte com as batidas do rock e do rap.


De onde estou, avisto um amplo horizonte, com um pôr do sol que se tornou a minha marca! Apesar de parecer sempre acelerada, confesso que amo dar pausas para meditar e contemplar o cerrado.


Meu espírito comunitário é cativante, transborda simpatia e surpreende quem passa por aqui.


Quero mostrar para você o que tenho de mais especial: caminhe pelas minhas ruas, conheça a minha energia empreendedora e sinta a minha essência. Chegue mais perto e seja muito bem-vindo!

São Sebastião

Olá! Eu sou São Sebastião, um vale cerratense onde a coragem e a poesia se encontram. Dizem que eu tenho um sorriso tão cativante que desperto a vontade de um abraço acolhedor. Quer Experimentar?

Sou uma obra de arte coletiva. A Cultura está presente em todos os lugares: nas ruas, nas praças, nos muros grafitados, nas festas populares e nas expressões culturais que pulsam diversidade e criatividade.

Daqui saíram os tijolos que levantaram Brasília. Sou terra de gente forte, de Sebastiões e Sebastianas que construíram e não param de construir história.

Quero que conheça a simpatia e o acolhimento de minha gente. No guia você saberá sobre a minha história, as pessoas e os saberes ancestrais que me território abriga.

E aproveito para deixa o convite: venha me visitar! Será uma grande alegria receber você!

bottom of page